domingo, 12 de outubro de 2008

Os "caminhos" do e-learning



E-learning possuiu um conceito difuso, na sua origem significa “aprendizagem electrónica”, isto é, refere-se à utilização de um meio electrónico (computador, tecnologia móvel) para aceder e usar com intuitos de aprendizagem recursos e actividades.
Neste âmbito, a utilização do computador para estudar off line, com o auxílio de um CD-Rom, ou a utilização da Internet para aceder a conteúdos de aprendizagem poderá ser uma forma de elearning.
Contudo, dada a ambiguidade da definição anterior, actualmente muitas instituições e investigadores utilizam apenas o termo elearning para referirem situação de aprendizagem intencional com predominância da utilização da Internet, quer para aceder a conteúdos e tarefas, quer para interagir com o professor ou com colegas a propósito desses conteúdos ou tarefas.
Conheça esta página e fique a saber um pouco mais sobre o tema http://web.educom.pt/moodlept/mod/forum/discuss.php?d=9

NOTICIAS DO BRASIL - A EAD e os Pilares da Educação E- learning



"As vantagens da EAD são inúmeras, tanto que muitas empresas utilizam esta modalidade (e-learning) para realizar treinamento de seus funcionários, permitindo agilidade no processo de capacitação profissional e redução de custos, pois não há necessidade de locomoção de instrutores e treinandos. Os funcionários podem realizar seus cursos, de acordo com sua velocidade de aprendizagem ou em função de sua disponibilidade. Ainda há obstáculos a serem superados na EAD, a começar pelas políticas públicas que devem impedir a expansão quantitativa e descontrolada de cursos, eliminando qualquer possibilidade de transformação desta modalidade de ensino em business, impedindo que organizações com pouco ou nenhum compromisso com a qualidade da educação no País atuem neste segmento.
A EAD traz para o aluno inúmeras vantagens em seu dia-a-dia. Os custos e as dificuldades de transportes e o tempo despendido na locomoção até a instituição de ensino são praticamente eliminados. Para os estudantes do período nocturno, em geral estudantes-trabalhadores, há também a redução nos riscos associados à segurança pessoal. Há uma outra dimensão para ser analisada: a sala de aula, pois é o espaço para a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, discussões de novas situações propostas e troca de experiências. (...)
O sistema de avaliação deve ser contínuo e intensamente discutido com professores e elaboradores de políticas públicas. Infelizmente, quando se fala em avaliação, pensa-se quase que exclusivamente na realização de provas e exames com o intuito de se realizar a medição do aprendizado do estudante, a fim de promovê-lo ou não para o nível seguinte.
A avaliação deve também servir para os professores como feedback de aprendizado, permitindo identificar as principais dificuldades dos alunos e subsidiando melhorias nos aspectos didácticos.
As ferramentas tecnológicas que surgem a cada dia têm muito a contribuir com a educação superior no País, com a qualidade de materiais e ferramentas para cursos de EAD (chats, jogos, simuladores, comunicadores instantâneos, e-mail, bibliotecas virtuais), porém, sempre deverá existir uma porção presencial nos cursos, pois é só por meio da interação e do convívio social é que se tem a efetiva troca de informações, experiências, vivências e sentimentos, e, de estímulo à pesquisa e à evolução do conhecimento humano. De acordo a Unesco (Relatório Delors), os quatro pilares da educação são: fazer com que o aluno aprenda a conhecer, aprenda a fazer, aprenda a conviver e aprenda a ser. Uma questão que se lança para a reflexão é se a EAD consegue endereçar estes quatro itens de forma ampla e realista"