terça-feira, 14 de outubro de 2008

Comunidade Virtual

Web2 0


View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: web2.0 educação)


A colaboração e a comunidade são temas constantemente abordados no ensino- aprendizagem online. Segundo, Harasim( 2000) " o principio da aprendizagem colaborativa pode ser o conceito mais importante para a aprendizagem online relacionada com a internet, uma vez que este principio se relaciona com o forte poder sócio - afectivo e cognitivo da aprendizagem da web". O facto da aprendizagem ser sempre assincrona, permite ao estudante uma aprendizagem colaborativa, podendo participar, dialogar, e intervir. Normalmente as comunidades virtuais surgem exactamente a partir destas aprendizagens, normalmente acontecendo em turmas, e em que todos têm oportunidade de expressar as suas opiniões quer pessoais, quer académicas.
Esta comunidade surge através de fóruns de discussões, normalmente em chats sincronizados ou por mail.
Podemos dizer que, Rovai ( 2002b)define comunidades em ambiente online como:
Sentimentos de ligação entre membros da comunidade e de comunhão de expectativas de aprendizagens e objectivos
Segundo, Riel e Fluton ( 2001) os estudantes aprendem a trabalhar em equipas e aprendem como agir relativamente ao funcionamento das equipas...cada membro da equipa contribui de alguma forma para o resultado...Isto torna os estudantes de uma comunidade de aprendizagem interdependentes.

A comunidade online, ao contrário do que se pensava anteriormente, sugere agora que o ritmo anonimato dos ambientes proporcionados online significam que um grande número de pessoas possam participar e faze-lo ao ritmo escolhido por si, e com relações também estabelecidas por si próprio.

Sem comentários: